Procurando algo?

GRUPO GALVA ENERGIA acompanha tendência do crescimento do consumo de ENERGIA SOLAR no País

Um levantamento apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com números do primeiro bimestre de 2023, revela que o GRUPO GALVA ENERGIA está no caminho certo do Mercado Livre de Energia. A ANEEL registrou que o Brasil ultrapassou a marca de 190 gigawatts (GW) de capacidade instalada centralizada na matriz elétrica para uso de toda a população conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No mesmo período, 23,4 mil unidades geradoras ofereciam juntas uma potência fiscalizada de 190,79 GW, sendo 103,2 GW (53,58% do total) de usinas hidrelétricas de grande porte, 46,15 GW (24,70%) de termelétricas e 24,92 GW (13,12%) de usinas eólicas. De acordo com a ANEEL, 83,44% da geração de energia do país é considerada renovável.


Segundo a ANEEL, houve uma expansão de 2,04 GW, sendo verificado um crescimento de 753,8 megawatts (MW) na matriz apenas em fevereiro. A geração eólica respondia sozinha, até o final de fevereiro, por 1,14 GW acrescido à capacidade de geração este ano. As usinas solares fotovoltaicas somaram 580 MW de ampliação da matriz no mesmo período, e as termelétricas tiveram uma ampliação de 269,7 MW. No total, 26 usinas entraram em operação comercial em fevereiro: 14 eólicas (274MW), seis termelétricas (263,3 MW) e seis solares (251,9MW).


A comparação com o já positivo ano de 2022 é inevitável. Ano passado, a ANEEL apresentou que o Brasil adicionou 9.3 GW em energia solar. Com o acréscimo, a capacidade operacional da fonte superou 23 GW no País, registrando um avanço de quase 66% no período. No campo das projeções para 2023, um estudo feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) indica um crescimento de 42% na capacidade da energia solar. A estimativa de crescimento mostra que o setor deve atingir a marca dos 34 gigawatts, sendo que 21,6 GW serão provenientes de pequenos e médios sistemas solares instalados pelos consumidores nas residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos. Essas instalações, classificadas como “geração distribuída”, devem somar 23,87 GW ao final deste ano. A potência restante, de 12,4 GW, estará concentrada nas grandes usinas solares, que deve
fechar 2022 com 7,77 GW.


A Absolar projetou ainda que, em 2023, a fonte renovável deverá gerar mais de 300 mil novos empregos, e os novos investimentos no setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 50 bilhões. Como se pode perceber através dos números, as fontes de energia renováveis que estão dentro das atribuições oferecidas pelo Mercado Livre de Energia apresentam um desempenho e potencial de crescimento com maior destaque.


“Qualquer consumidor para migrar para o Mercado Livre de Energia deve ter demanda contratada igual ou superior a 500 kW. Existem dois tipos de consumidores: os consumidores livres e os consumidores especiais. Ambos devem atender o pré-requisito de ter no mínimo 500 kW de demanda contratada. Porém, os consumidores ditos como livres podem comprar qualquer tipo de energia, a energia denominada convencional. Já os consumidores de fonte especial só podem comprar energia de fontes renováveis como eólica, solar, biomassa ou outras fontes hídricas”, lembra Rodrigo Kater, Diretor Executivo do
GRUPO GALVA ENERGIA

*Gráfico/Aneel

2022
Agora, compare os números mais recentes do final de 2022. É que a expansão das fontes de energia renováveis comprova que escolher o GRUPO GALVA ENERGIA para se tornar um consumidor no Mercado Livre de Energia é se antecipar a uma tendência nacional e mundial com segurança e credibilidade.

*Gráfico/Aneel


Em 2022, o país encerrou o ano com uma expansão de 8.235,1 megawatts (MW) – a segunda maior registrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde sua fundação, atrás apenas dos 9.528 MW alcançados em 2016. Somente as usinas eólicas e solares responderam, respectivamente, por 2.922,5 MW e 2677,3 MW. Usinas termelétricas à biomassa representaram 904,9 MW; as termelétricas que utilizam combustível fóssil contribuíram com 1.355,7 MW; e as centrais hidrelétricas somaram 374,6 MW.


É importante ser contemporâneo e saber chegar aos seus objetivos com mais economia e eficiência e o GRUPO GALVA ENERGIA coloca à disposição de seus clientes profissionais e tecnologia de ponta para melhor atendê-los.

Fonte de dados: Aneel e Absolar
Infográficos: Aneel.

Publicações relacionadas

Fale com nosso atendimento!